Ministério Evangelho em Acção é uma instituição de carácter cristão, cujos objectivos primordiais são evangelizar almas e desenvolver actividades de educação cívica, moral e aconselhamentos de jovens, adolescentes, casais, através de seminários, cruzadas evangélicas e retiros espirituais.
A sede do MEA funciona na Rua da Beira, bairro de Laulane. Os espaços ora ocupado pelo MEA, inicialmente foi pertença da família Wate e esta tinha-o com projecto de construir uma marcenaria para fabrico de caixões. Como é sabido por todos nós, o MEA nasceu a 9 de Outubro de 2000, depois de uma cruzada de 3 dias.
Uma razão para ter sido instalado o MEA em Laulane.

Numa das suas Missões pela causa do Reino, o fundador do MEA, Pr Maposse, “foi visitar uma família em Ferroviário, bairro vizinho de Laulane. No regresso dessa visita, algo o chamou atenção: viu muitas mulheres jovens, com idades abaixo de 40 anos vestidas de luto. Ao perguntar o que seria aquilo, a resposta que teve foi que naquele Bairro muitos marido morriam deixando esposas jovens e crianças órfãs de forma misteriosa. Eram tantas as viúvas que o Bairro começou a ser conhecido como Bairro das Viúvas.

Isto comoveu-lhe bastante a ponto de perguntar aos moradores daquele Bairro se não seria possível encontrar um lugar para construir uma casa de oração. Este desejo o impulsionou a realização da cruzada que culminou com o nascimento do MEA.
Quando o MEA nasceu, nos seus primeiros anos esteve debaixo da cobertura da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério Alfa e Omega. Esta cobertura era espiritual e Legal e durou até 10 de Junho de 2005 Ano em que foi oficialmente registado no Ministério da justiça como uma entidade religiosa independente e autónoma. A oficialização do MEA, deu a este liberdade jurídica e autonomia própria, porém nunca se esqueceu e nem deve se esquecer que tem na Assembleia de Deus seus pais na fé, pelo que até hoje gozamos de um relacionamento saudável com eles e queremos preservar estas raízes, apesar de termos visão própria.

 

Depois do arranque das suas actividades, o Ministério Evangelho em acção nunca mais parou. Sempre guiado pelo espírito de “desertar o inferno e povoar os céus, foi desenvolvendo várias actividades com vista a trazer mais pessoas ao conhecimento do Filho de Deus, Jesus Cristo. Para o efeito, adoptou um ritmo de cultos todas os dias, Assistência dos novos convertidos ao domicílio, atendimento personalizado para aconselhamento, assistências de libertação, evangelização interpessoal, cruzadas, seminários, conferencias, retiros e outras acções tendentes a agregar valor à sua missão de “alcançar, treinar e enviar”.
Estas acções deram provas de sua funcionalidade ao trazer muitas pessoas para Jesus, numa explosão de crescimento que obrigava a grandes ginásticas no sentido de acomodar tanta gente em um espaço minúsculo. A saída encontrada foi a de aumentar o templo, numa maratona que nunca mais conheceu seu fim até hoje.
Com encorajamento deste crescimento que se verificava na sede, e sobretudo por causa do agir de Deus que espelhava quão necessário era o evangelho do reino para muitos pontos, o MEA empreendeu sua primeira aventura missionária, ao abrir na Matola D sua primeira filial em 3 de Marco de 2002. Isto era apenas o pontapé de saída, pois depois da matola, em Julho do ano 2002 foi aberta a congregação de Malhazine, actualmente transferida para Volante 6.
Em paralelo ao trabalho de evangelização e abertura de novas congregações, também eram levadas acções de doutrinamento através do departamento da Escola Dominical. Depois de aproximadamente 3 meses de planificação, finalmente arrancou a 6 de Maio de 2001, na sede do MEA a primeira aula da Escola Dominical. No seu arranque, a Escola dominical contou com 7 turmas assistidas por 6 professores.
Este trabalho deu seus frutos visíveis em 10 de Agosto de 2002 com a realização do primeiro baptismo, no qual 52 irmãos desceram as águas. A anteceder ao baptismo foram graduados os primeiros 16 professores da escola dominical formados no MEA em Janeiro do mesmo Ano.

2018-09-27T10:12:14+02:00